Textos
Um estilingue mirado nos pobres
O Estilingão não é apenas a nova ponte sobre o Rio Pinheiros que compõe o cartão-postal fabricado da replanificação de São Paulo. Ele é também o bastião da classe neoconservadora paulistana. Complexo viário onde um viaduto leva o nome de "José Bonifácio de Oliveira Sobrinho" -- o famigerado Boni da Rede Globo de Televisão -- e cuja ponte agracia Octavio Frias de Oliveira -- falecido "publisher" do jornal Folha de São Paulo -- o Estilingão é a ponte símbolo da união dos impérios da mídia na defesa dos interesses corporativos.
Motoboys: apêndices físicos do capitalismo informacional
O capitalismo informacional acelerou o fluxo da vida nas cidades. Decisões são tomadas com maior agilidade, transações financeiras se realizam puramente em meio computacional, acordos são fechados via internet e o desenvolvimento de produtos e soluções trafega por redes de dados diretamente dos escritórios matrizes para o parque industrial. Tal aceleração implicou numa brutal mudança no modo de vidas das pessoas: hoje é possível fazer muito mais coisas num mesmo dia, sendo que tal possibilidade é explorada ao máximo pelo capital em seu afã de lucro.
Trânsito, mídia e movimentos de moradia
Na cidade de São Paulo, qualquer fato social relevante tem sido desprezado pela mídia quando esta pode tratá-lo como sendo apenas um obstáculo a ser vencido pelo trânsito de automóveis. Qualquer causa de luta social é tratada pela polícia como um atentado ao direito de ir e vir se ela atrapalhar de algum modo o tráfego de veículos e qualquer conteúdo político é esvaziado ao serem tidos por simples problema de congestionamento. É assim também que, em dias de passeatas, o policial militar se transforma numa versão hardcore de um guarda de trânsito, pouco preocupado se terá ou não que espancar alguém para que as vias públicas permaneçam livres de pedestres e cheias de veículos engarrafados. Não apenas a morosidade social, geradora em dias úteis de cerca de 100km de engarrafamento, ganha destaque na mídia como sua visibilidade suplanta qualquer outro fato social de média e grande escala, efêmero ou não.